quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Índice de preços de imóveis do IBGE é publicado no Diário Oficial da União

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estuda a metodologia a ser aplicada para o novo índice de preços de imóveis no Brasil, que será criado de acordo com o Decreto 7.565 do governo federal, publicado na última semana no Diário Oficial da União. O indicador tem como função acompanhar com lupa um segmento que cresce a taxas elevadas e detectar eventual formação de bolhas.

A decisão de criar o indicador foi tomada pelo governo no ano passado e decorreu do fato de o crédito imobiliário estar apresentando expansão exponencial ano após ano. Segundo uma  reportagem do jornal O Globo, o  preço do metro quadrado disparou em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e Brasília, e no interior, que passou por prolongado período de enriquecimentos nos últimos anos.

Em nota à imprensa, o IBGE informou que está desenvolvendo estudos com o objetivo de acompanhar a evolução dos preços no setor imobiliário nacional. “A metodologia para o cálculo, bem como todos os procedimentos que envolvem um índice referente ao setor, está sendo discutida e terá como base as recomendações de países ou instituições que já produzem esse tipo de indicador”.

Para o Dr. Marcus Vinicius Buschmann o indicador pode ser bom para o mercado. "A intenção política na criação do índice de preços é regular e dar transparência aos preços dos imóveis efetivamente aplicados e registrados".

De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, ainda não há previsão de quando o novo índice será divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...